sexta-feira, fevereiro 23, 2007

WORKSHOP DE ESCRITA PARA NOVELAS - GIUIA ESSÊNCIAL

1º Passo: Escolhe um dos seguintes temas, como fundo principal da história da novela:
a) Uma empregada que se apaixona pelo patrão
b) Dois irmãos gémeos separados à nascença
c) Malta com problemas de teor sexual e sentimental que passam a vida a envolver-se com amantes, a divorciarem-se, a enrolarem-se, etc.
d) Alunos de uma escola que fazem não sei bem o quê e onde há uma banda que se torna famosa e até tem direito a chupa-chupas com o seu nome, ou ropinhas coloridas com uma inscrição fatela.

2º Passo: Juntar meia dúzia de desculpas sem nexo para cada vez que a vilã é apanhada a fazer algo menos positivo pelo marido, amante, namorado ou melhor amigo. Este último acredita sempre nas mentiras do primeiro, por mais estupidas que sejam as desculpas, excepto no último episódio, porque de repente tornou-se na pessoa mais inteligente da novela e essas descupas descabidas já não o enganam.

3º Passo: Uma das personagens tem de estar casada ou ter casamento marcado com alguém que simplesmente odeia mas que tem de suportar por nenhuma razão viável ou sequer bem argumentada.

4º Passo: Os jovens têm de falar em calão, excepto um que é o mais intelectual dos jovens e que fala com palavras muito caras e diz coisas que ninguém percebe (ou que toda a gente percebe mas o produtor da novela pensa que ninguém percebe)

5º Passo: É essêncial que haja sempre pelo menos uma pessoa muito boazinha e uma pessoa muito má.

6º Passo: Pelo menos uma das crianças tem de sofrer por causa dos pais, que ou morreram, ou discutem muito, ou estão separados.

7º Passo: Durante a novela, deve morrer pelo menos uma das personagens da mesma.

8º Passo: Casar ou juntar o maior número de casais possível nos últimos dois episódios.

9º Passo: Também nos dois últimos episódios, todos os mauzões devem morrer ou ser presos.

10º Passo: Nunca esquecer todos os finais felizes que se puderem arranjar às personagens envolvidas no trama.

Nota de rodapé: Durante o desenrolar da peripécia é importante enrolar a história o mais possível, para que a história dure pelo menos quatro meses no ar. Para novelas que ultrapassem um ano de duração, as histórias devem mesmo enrolar de forma a que o casal principal se separe e se volte a juntar pelo menos trezentos e vinte e oito vezes ao longo dos cerca 500 episódios (repetições passadas de manhã, à tarde e ao fim-de-semana não incluídos)

Sem comentários: